Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sábado, 12 de janeiro de 2013

Células-tronco

Tratamento com células-tronco restaura artérias danificadas Pesquisa pode levar ao desenvolvimento de terapias para curar tecidos humanos danificados pelo envelhecimento ou doença

Cientistas do Texas Biomedical Research Institute, nos EUA, demonstraram, pela primeira vez, que células-tronco embrionárias podem ser programadas para restaurar artérias severamente danificadas em laboratório.

Os resultados abrem portas para o desenvolvimento de terapias com células estaminais para restaurar tecidos humanos ou órgãos danificados pelo envelhecimento ou doença.

"Nós primeiro cultivamos as células-tronco em placas de petri em condições especiais para diferenciá-las em células que são precursoras dos vasos sanguíneos, e vimos que elas poderiam formar estruturas tubulares e ramificações, semelhantes às artérias e vasos", afirma o pesquisador John L. VandeBerg.

Esta descoberta deu a VandeBerg e sua equipe a confiança para fazer experimentos complexos a fim de descobrir se essas células poderiam realmente curar uma artéria danificada.

Os cientistas descobriram que as células derivadas de células-tronco embrionárias realmente podem reparar artérias danificadas de babuínos e são agentes terapêuticos promissores para reparar vasos sanguíneos danificados de seres humanos.

Leia mais ---> AQUI