Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Lá vem chegando o verão!


Imprimir E-mail
O sol, o calor, o clima de férias fazem  com que a gente se sinta mais à vontade, mais soltos e  despreocupados. Dessa forma, vamos listar algumas dicas para que você e sua família aproveitem o verão da melhor maneira possível.

No verão temos a mudança no humor e no espírito de aventura. Preocupamos-nos mais com o nosso visual e isso faz com que os hábitos alimentares e cotidianos mudem – come-se menos, dando preferência a saladas, legumes, enfim, alimentos mais leves e ficamos mais expostos ao sol.
A vontade de pegar aquela corzinha e de ficar mais bonitos pode trazer alguns problemas se não forem tomados cuidados especiais.
Cuidados com o sol 

O sol do verão exige mais cuidados do que o uso de protetor solar com fator adequado. Você deve se preocupar com o horário e o tempo de exposição ao sol, pois, caso contrário, você estará correndo o risco de ter alguns problemas que o sol pode  provocar, como câncer de pele, envelhecimento precoce, danos à retina e ao cristalino o que facilita o aparecimento de catarata nos olhos, etc.
Os índices de Fator de Proteção Solar (FPS) começam no fator 02 e chega ao  fator 70. Para descobrir por quanto tempo você pode tomar Sol com um determinado FPS, use essa equação:

Quantidade de minutos até a pele ficar vermelha sem o protetor solar
X
o índice de FPS =
tempo máximo de exposição ao sol