Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

SENAD Combate às drogas




Recebemos de Fabiana Godoy Malaspina - Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Contaminantes Químicos - VIGIPEQ, Coordenação Geral de Vigilância em Saúde Ambiental - CGVAM, Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador - DSAST

SENAD oferece curso gratuito sobre combate às drogas

A Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD) abriu as inscrições para 10 mil vagas na 5ª edição do Curso SUPERA - “Sistema para detecção do uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas: encaminhamento, intervenção breve, reinserção social e acompanhamento".

O curso é organizado pela secretaria, vinculada ao Ministério da Justiça (MJ), por meio da parceria com a Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e executado na modalidade de Educação a Distância (EaD) pelas equipes da Unidade de Dependência de Drogas (UDED) do Departamento de Psicobiologia da UNIFESP e do Departamento de Informática em Saúde (DIS).

O curso é de graça e visa capacitar dez mil profissionais da área de saúde e assistência social para um melhor atendimento e identificação dos usuários de álcool, crack e outras drogas, Com a apresentação de diferentes modelos de prevenção, intervenção e encaminhamento, a capacitação conta com a carga horária de 120 horas e tem a duração de três meses. Os estudantes que concluírem o curso receberão o certificado de extensão unitária emitida pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Os alunos receberão o material didático no endereço residencial e terão acesso às novas tecnologias de EaD, incluindo Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), portal específico do curso, acompanhamento por tutores especializados e telefonia gratuita para dúvidas e orientações.

O curso é uma extensão do eixo prevenção do programa "Crack, é possível vencer", que prevê, entre outras ações, a capacitação de profissionais das áreas de saúde, assistência social, educação, justiça, segurança pública, conselheiro e lideranças comunitárias e religiosas.

As inscrições estarão abertas (somente on line) até o dia 24 de fevereiro de 2013.

Para efetuar as inscrições acesse o link:
www.supera.senad.gov.br/

As datas de início do curso serão divulgadas após o período de seleção dos alunos, os quais receberão um e-mail com o resultado da seleção.