Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Lei Seca

Lei Seca: ministro Padilha apoia tolerância zero


A legislação da Lei Seca foi reforçada mais uma vez. A diferença é que partir de agora a tolerância é zero. A dez dias do Carnaval, o Conselho Nacional de Trânsito (Contran) definiu que o motorista acusado no teste do bafômetro com 0,05 miligrama de álcool por litro de ar, ou mais, está cometendo infração gravíssima a partir desta quarta-feira (30). Levará multa de quase R$ 2 mil e a habilitação será suspensa por um ano. No Brasil, a violência no trânsito é uma das principais causas de mortalidade. Somente em 2010, 42.844 pessoas perderam a vida no trânsito e outras milhares ficaram com sequelas decorrentes dos acidentes.

O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, parabenizou o Contran e lembrou que os altos índices de acidentes causados por ingestão de bebidas alcoólicas interferem diretamente na saúde pública. “Estou muito feliz com essa decisão do Conselho Nacional de Trânsito. A aplicação da tolerância zero era uma luta nossa da Saúde. Mais de 140 mil acidentes de trânsito por ano são atendidos no Sistema Único de Saúde (SUS). O óbito por acidente de moto, por exemplo, aumentou em 13 vezes e aumentou 16 vezes o número de óbito de mulheres em acidentes de moto. Álcool e direção não combinam”, afirma Padilha.