Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

UPAS




Foi aprovada na quarta-feira (30), pelo Conselho Municipal de Saúde, a proposta de construção de três Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) em Uberlândia e de 20 Unidades de Atendimento do Programa Saúde da Família (UAPSFs), sendo 10 construções visando substituição de imóvel locado e 10 construções de novas unidades, com o objetivo de ampliação da cobertura na rede de atenção primária. “É fundamental que todos os recursos e projetos sejam primeiro apresentados aqui no Conselho”, afirmou o prefeito Gilmar Machado, que participou da reunião realizada no auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo.O projeto de lei segue na próxima semana à Câmara de Vereadores e todos os projetos arquitetônicos terão padrões já definidos pelo Estado e pelo Governo Federal.

As três UPAs têm o Porte III, critério adotado pelo Ministério da Saúde. Cada unidade terá a capacidade de atendimento entre 200.001 a 300.000 habitantes, numa média de 301 a 540 pacientes num período de 24 horas, com um número mínimo de seis médicos por plantão. O incentivo financeiro do Governo para cada obra é de R$ 2.600.000. As UPAs serão construídas no setor Norte, no Bairro Pacaembu; no setor Oeste, no bairro Planalto; e no setor Leste, no bairro Novo Mundo.

As 20 unidades estão projetadas para os bairros: Campo Alegre, Morumbi (duas unidades), Santa Luzia, Nova Uberlândia, Taiamam, Granada, Minas Gerais (Novo Umuarama), Jardim das Palmeiras, Jardim Aurora, Jardim Ipanema, Pacaembu, Canaã, Shopping Park, Mansour, São Lucas, Aclimação, São José, Joana D’Arc e Dom Almir.

Fonte: Portal Prefeitura de Uberlândia