Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





sexta-feira, 12 de abril de 2013

Campanha de vacinação da gripe influenza


Começa segunda-feira (15) a campanha de vacinação da gripe influenza

Em Uberlândia, a secretaria municipal de Saúde está preparada paraa 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe. Definida pelo Ministério da Saúde, a aplicação das doses começa em todos os municípios do país, segunda-feira, dia 15, às 8h. Durante doze dias, até 26, os profissionais da rede irão vacinar pessoas que formam o grupo prioritário. No município, são 113.634 pessoas que se enquadram dentro dos critérios preconizados. A meta é atingir no mínimo 80% desse total, ou seja, 90.907 pessoas.

Devem se vacinar as pessoas com 60 anos ou mais, crianças de seis meses a dois anos, indígenas, gestantes, mulheres no período de até 45 dias após o parto, profissionais de saúde e doentes crônicos com a prescrição médica (veja a lista) e que estejam cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do Sistema Único de Saúde.

Para receber a dose da vacina que protege contra a influenza (ou gripe), o cidadão deve procurar qualquer uma das 48 unidades do PSFs, uma das 06 UAIs (com exceção das unidades do Morumbi e São Jorge), as oito UBSs, os dois ambulatórios da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Terminal Central, Sociedade Médica ou o Carrefour.

A vacina contra a influenza sazonal não deve ser aplicada apenas em pessoas com histórico de reação anafilática ou alergia severa a ovo de galinha e seus derivados e àquelas que apresentam reações anafiláticas graves a doses anteriores. Após a vacinação, pode surgir dor no local da aplicação, coceira e até endurecer a parte onde houve a aplicação. Geralmente em 48 horas os sintomas desaparecem.

A GRIPE - A influenza (gripe) é uma infecção viral que afeta principalmente nariz, garganta, brônquios e, ocasionalmente, os pulmões. A infecção dura aproximadamente uma semana, sendo reconhecida por apresentar febre alta de início repentino, acompanhada por dores musculares, dor de cabeça, mal-estar intenso, tosse não produtiva e coriza. O vírus influenza é transmitido facilmente de uma pessoa infectada para outra por meio de gotículas e pequenas partículas produzidas pela tosse, espirro ou durante a fala, além do contato das mãos com superfícies contaminadas.

Confira a apresentação da 15ª Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe

Fonte: Portal da Prefeitura de Uberlândia