Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quinta-feira, 18 de julho de 2013

Vacinação antirrábica

Campanha de vacinação antirrábica já vacinou
 mais de 4 mil animais na zona rural

Cindhi Belafonte Repórter


Segundo Ana Cláudia Borges, o objetivo da ação é manter o município imune à doença

Mais de 4 mil animais, entre cães e gatos, foram imunizados na zona rural de Uberlândia na primeira quinzena da campanha de vacinação contra raiva. A ação, que é realizada pelo 30º ano, vai até o dia 31 de julho. Na zona urbana, as aplicações começam no dia 17 de agosto. Ao todo, seis equipes de agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) percorrem propriedades rurais do município para aplicar as vacinas. A expectativa é de que até o fim desta etapa sejam vacinados 8 mil animais de propriedades rurais.

De acordo com a veterinária e coordenadora do programa de controle de raiva animal do CCZ, Ana Cláudia Borges, o objetivo da ação é manter o município imune da doença. “Estamos em uma condição epidemiológica muito favorável, porque não temos casos de raiva canina, felina e humana há 27 anos, graças à adesão da população às campanhas de vacina”, disse. Segundo ela, além de imunizar, o CCZ toma outras medidas de prevenção. “Fazemos o acompanhamento epidemiológico dos animais agressores e a castração gratuita, de modo a realizar controle populacional das espécies”, afirmou.

No perímetro urbano, a vacinação ocorre entre os dias 17 e 24 de agosto e conta com 80 equipes de agentes para imunização. “A expectativa é vacinar mais de 50 mil animais”, afirmou Ana Cláudia Borges. Segundo ela, haverá um posto de vacinação itinerante para cada uma das regiões da cidade. “A cada dia, a estrutura de imunização será instalada em um local diferente, para atender aos bairros daquele setor. Além desses, haverá mais 30 postos fixos”, disse.

Clique na imagem para visualizar o roteiro da campanha de vacinação


Em Jornal Correio de 18/07/2013