Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Testes de hepatites

Secretaria de Saúde realiza testes de hepatites diariamente

Com o tema “Hepatites Virais: sem perceber, você pode ter”, a rede municipal de saúde se mobilizou para realizar testes para detecção das hepatites B e C. A ação é parte da campanha nacional do Ministério da Saúde, em comemoração ao Dia Mundial de Combate às Hepatites Virais, que é celebrado em 28 de julho. Durante esta semana 207 pessoas fizeram o teste rápido nos terminais de transporte urbano e no Ambulatório Hebert de Souza.

“Nos exames que são detectados a hepatite, encaminhamos a pessoa para realização de um novo teste de sorologia e já agendamos uma consulta médica para o paciente”, disse a coordenadora do Programa DST/AIDS, Maíra Rocha. A Secretaria Municipal de Saúde está investindo em ações de prevenção e no acesso rápido ao diagnóstico.

O Brasil é o único país em desenvolvimento no mundo a oferecer acesso universal ao diagnóstico e ao tratamento para as hepatites virais por meio do sistema público de saúde. “Sempre faço o teste de hepatite porque é uma doença transmitida de diversas maneiras, até mesmo no contato com a manicure se os instrumentos não forem desinfetados corretamente”, disse Carolina Alves, após fazer o teste.

A Hepatite B e C são transmitidas pelo contato com sangue contaminado, sêmen, ou compartilhamento de seringas, agulhas ou instrumentos cirúrgicos contaminados. É uma doença grave que debilita o fígado, órgão vital para o funcionamento do corpo humano. Os testes continuam sendo feitos diariamente no Ambulatório Herbert de Souza.

Serviço:
O quê: Exames para Hepatite e Doenças Sexualmente Transmissíveis
Onde: Ambulatório Hebert de Souza
Rua Avelino Jorge Nascimento, nº 15, Bairro Roosevelt
Quando: Segunda- feira a sexta, das 8h30 às 17h30
Dúvidas: 3215-2444

Fonte: Portal da nossa Prefeitura de Uberlândia