Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Semana do Idoso

Semana do Idoso promove o envelhecimento com saúde



Em alusão ao Dia Nacional e Internacional do Idoso, comemorado no dia 1º de outubro, o Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), realiza de hoje até segunda-feira (7) a Semana do Idoso. Durante estes dias, a SMS promoverá ações educativas, palestras, apresentações culturais e diversas outras atividades voltadas para as pessoas da Terceira Idade. Os trabalhos acontecerão em unidades de saúde e toda a população idosa pode participar. Quem comparecer receberá ainda um exemplar da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

Uma das principais metas da Semana é oferecer informações e condições para que os idosos tenham mais qualidade de vida, além de promover o envelhecimento ativo e saudável. “É uma forma de valorizarmos as pessoas idosas, oferecermos e incentivarmos opções para que tenham vidas mais saudáveis”, disse a coordenadora do Programa de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Idosa, Lorene Cristina Alves.

Durante a abertura da Semana, na Unidade de Atenção Primária à Saúde da Família (UAPSF) do bairro Mansour, o aposentado João Ângelo Duarte Pereira, de 78 anos, se mostrou animado e interessado em se informar mais sobre hábitos saudáveis. Após aferir a pressão arterial, ele contou os segredos para ter a saúde em bom estado. “Caminho cinco vezes por semana e minha alimentação é saudável, mas o segredo de tudo é o forró que eu danço desde a juventude. Isso me alegra muito”, disse.

Para a também aposentada Lúcia Madalena Guimarães dos Reis, de 72 anos, a Semana do Idoso deve ser aproveitada por todos. “É bom saber que o Poder Público está preocupado e trabalhando para a gente”, afirmou.

Segundo o Ministério da Saúde (MS), embora a expectativa de vida esteja em ascensão e índices como a mortalidade infantil estejam em queda, os brasileiros têm levado um estilo de vida pouco saudável, o que influi no surgimento de inúmeras doenças. O MS destaca ainda em seu endereço eletrônico “a convivência social estimulante, a busca de atividades prazerosas que diminuam o estresse e a diminuição significativa da automedicação também são importantes para uma vida saudável”.

Programação da Semana do Idoso

Quarta-feira – 2 de outubro – 8h– UAPSF do Bairro São Jorge – Rua Ângelo Cunha, 270
Quinta-feira – 3 de outubro – 8h– Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Morumbi – Rua Felipe Milken, 47
Sexta-feira – 4 de outubro – 8h– Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Santa Rosa – Rua Santa Catarina, 2.825
Segunda-feira – 7 de outubro – 8h– UAPSF Martinésia – Avenida José Pedro Ferreira, 18


Fonte: Portal de nossa Prefeitura de Uberlândia