Secretaria Municipal de Saúde






Toda pessoa tem direito a um padrão de vida capaz de assegurar a si e a sua família saúde e bem estar, inclusive alimentação, vestuário, habitação, cuidados médicos e os serviços sociais indispensáveis, e direito à segurança em caso de desemprego, doença, invalidez, viuvez, velhice ou outros casos de perda dos meios de subsistência fora de seu controle.

Artigo Artigo XXV da Declaração Universal de Direitos Humanos



Saúde, Ciência, Pesquisa, Arte, Cultura, nossa gente da SMS, e o que mais possa interessar.



Organizado por William H Stutz

Veterinário Sanitarista

whstutz@gmail.com



Este Blog é independente, sem vínculo oficial com instituição alguma.
Todos
estão convidados a contribuir com informações de interesse coletivo.





terça-feira, 6 de maio de 2014

Unidade de Saúde Dom Almir

A Prefeitura de Uberlândia entregou nesta segunda-feira (05) as novas instalações do Posto de Saúde da Família do bairro Dom Almir. As instalações receberam adequações para tornar o atendimento mais acolhedor e melhorar a estrutura de trabalho dos profissionais de saúde. A assistência à população daquela região, que por estratégia, precisa ser próxima a residência do usuário, ficou temporariamente no anexo da unidade de Atendimento Integrado (UAI) do bairro Morumbi. A unidade atenderá com a reforma a uma demanda de aproximadamente sete mil moradores e mantém o objetivo principal de vincular o paciente ao sistema e facilitar na marcação de consultas. A unidade conta com enfermeiro, médico de saúde da família, agentes comunitários e grupos de apoio às gestantes e portadores de doenças crônicas.

Segundo o secretário de Saúde, Almir Fontes, quando se fortalece a atenção primária como é feito no PSF, é possível solucionar mais de 80% dos problemas de saúde recorrentes na população. “Procuramos atender na prevenção e cuidados onde a comunidade mora. Podemos evitar a sobrecarga nos pronto-atendimentos e ao mesmo tempo conhecer a realidade local para planejar ações de saúde pública mais efetivas”, disse.

Para a comunidade, uma unidade de saúde próxima à residência proporciona mais conforto e evita que se desloquem do local onde moram para buscar atendimento em outros bairros. Segundo a moradora Ruti Elen Rodrigues, a reinauguração da unidade é uma conquista pessoal e coletiva. “Nem sempre tinha dinheiro para o transporte quando precisava ir ao médico. Para mim, esta unidade perto de nós é uma conquista de conforto familiar, sei que posso agendar minha consulta e serei atendida e acompanhada pelo profissional que já conhece meu caso”, disse.


Fonte: Portal da Prefeitura de Uberlândia